Biografia

Clementina Almeida de Moura

Curso de Pintura – Escola de Artes Decorativas António Arroio
Curso de Artes Plásticas – Pintura – (ESBAL) -FBAUL
Diploma de Educação Visual – 5 anos de prática

Clique para aumentar.

Exprimindo-me pelas cores, principais portadoras da minha vontade de expressão, transmito em cada obra uma mensagem onde a natureza e a figura humana são um todo, como envolvidas entre elas, um trabalho onde tudo se funde, o sujeito e a paisagem, num corpo único: o sujeito da reflexão, da observação humana.

Os traços somáticos das figuras são com as cores da pele quase semi transparentes, de modo a fazer entender ao observador que se trata do sentimento que toma forma e não de uma forma que exprime um sentimento. As figuras são intensas na sua emoção, tudo o resto da pintura é apenas sugerido. Temos por vezes um sentimento de uma obra inacabada, o que não é o caso. Quis este efeito, dando nesta espécie de instantâneo um melhor sentimento do tempo que passa.

Combino de uma maneira forte, forma e cor, sensações e emoções para apanhar o instante, simplificando os traços, pousando os pincéis e os rolos levemente, com força ou muito fluidos sobre a tela, procurando reproduzir o sentimento através das cores necessárias. Uma aliança entre o pensamento e a realidade, entre a mensagem e as cores, entre a densidade das cores sobre a tela e o efeito visual. Tento transmitir aos outros as suas próprias emoções fazendo-os vibrar o espaço de um momento, tocando na sua sensibilidade para regressar ao essencial ... a vida.

 

Clementina Almeida de Moura